Vittae - Excelência em Saúde

  • Londrina (43) 3347-5674| (43) 9976-0270|
  • Cascavel (45) 9981-3881|

Notícias

DEVO USAR BIPAP OU CPAP???

A apnéia do Sono é um transtorno respiratório caracterizado pela interrupção da entrada de ar, tanto nasal quanto oral, com a duração de 10 segundos ou mais, durante sete horas de sono. Em alguns pacientes, os períodos apnéicos podem durar até dois minutos. O sinal mais proeminente é o ronco em alto volume

Para saber qual o modelo de equipamento mais indicado você precisa saber qual a necessidade de pressão (em Cm de H2O), apontada na polissonografia (que é um exame que define esta necessidade).

DIFERENÇA ENTRE BIPAP E CPAP

O CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) é o mais conhecido por oferecer um fluxo de ar constante em períodos noturnos, para evitar que o paciente pare de respirar enquanto dorme. Existem diversos modelos de CPAP que se diferenciam pelo nível de complexidade do algoritmo ao entregar o fluxo de ar e outros recursos. Os aparelhos CPAP podem ser automáticos (APAP ou Auto-CPAP). Esses modelos ajustam o fluxo de ar a cada respiração, baseados nas necessidades de cada momento da respiração do paciente. Esse tipo de máquina sempre trabalhará na pressão mínima ideal para evitar problemas respiratórios como ronco e apneia do sono obstrutiva.

Já os aparelhos BiPAP, dispositivos biníveis, possuem o diferencial de permitirem a configuração de dois níveis diferentes de pressão: uma sobre a inspiração (IPAP) e outra sobre a expiração (EPAP) – esta sempre mais baixa para facilitar ao máximo a expiração, ou seja, o esforço para exalar é menor nos dispositivos biníveis. Hoje, os aparelhos BiPAP são utilizados em muitos tratamentos, inclusive pelos pacientes que precisam de apoio respiratório por 24 horas.

 

FONTE: Cpaps Blog