Vittae - Excelência em Saúde

  • Londrina (43) 3347-5674| (43) 9976-0270|
  • Cascavel (45) 9981-3881|

Notícias

Você tem apneia do sono e precisa usar CPAP?

Você tem apneia do sono e precisa usar CPAP?

O primeiro passo sempre é saber qual sua pressão. Para isso, é necessário o exame de polissonografia com titulação de CPAP. Além de auxiliar na escolha do CPAP, esse exame proporciona conhecer o grau de apneia. A partir dessa informação, sabemos qual é a configuração ideal para seu aparelho e qual a máscara mais indicada no seu caso.

 Primeiro vamos entender como o aparelho funciona: o CPAP é um aparelho que envia um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias, por meio de uma máscara, evitando a apneia do sono. A quantidade do fluxo de ar enviado é determinada pela pressão informada no exame de polissonografia.

Os equipamentos de pressão positiva (CPAP) apresentam diferentes funções. Uma das funções é o chamado alívio expiratório.  Esse alivio é a forma que o CPAP age quando o paciente está expirando (soltando o ar). O paciente teria que expirar muito forte para o ar ir contra o fluxo de ar enviado continuamente pelo CPAP, então o aparelho “alivia” esse fluxo enviado quando o paciente está expirando, tornando a respiração mais natural.

 Outro diferencial é o cartão de memória para ser feita a análise da terapia. Porém, há equipamentos que contam apenas as horas de uso do aparelho e outros que gravam a terapia completa, informando se o paciente está se adaptando, se a pressão utilizada está correta, se as configurações são suficientes, ou se a máscara é a ideal, mostrando se há fuga de ar durante a noite ou não.

 Existem 2 tipos de CPAP: os de pressão fixa e os automáticos.

CPAP de pressão automática: o equipamento monitora continuamente a respiração, adaptando-a a cada instante para fornecer a pressão terapêutica. Apresentam alivio expiratório e leitura completa da terapia

CPAP de pressão fixa: mantêm fixado o fluxo de ar contínuo. São divididos em dois modelos: básico e com alívio expiratório.

Básicos: não há alívio expiratório. Por isso é indicado para pressões mais baixas. Nesses aparelhos o cartão de memória grava apenas as horas de uso.

Com alivio expiratório: todos em alívio expiratório, mas alguns tem opção com leitura completa da terapia e outro vêm apenas com a opção dos dados das horas de uso.
(Fonte: Cpap Med)

Agende sua titulação e escolha a melhor opção para seu tratamento.