Vittae - Excelência em Saúde

  • Londrina (43) 3347-5674| (43) 9976-0270|
  • Cascavel (45) 9981-3881|

Oxigenoterapia

Pacientes com doença pulmonar podem ter baixos níveis de oxigênio em seu corpo e, às vezes, precisam usar oxigênio extra (suplementar) para trazer seus níveis de oxigênio a um patamar saudável. Adultos e crianças com doenças pulmonares como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP), ou displasia broncopulmonar (DBP) podem precisar dessa terapia. O oxigênio extra protege seus corpos dos efeitos dos baixos níveis de oxigênio, ajudando-os a ter uma função melhor e permitindo que se mantenham mais ativos.

Por que alguns pacientes precisam de oxigenoterapia?

O oxigênio é uma necessidade básica para todos os seres humanos. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. Essa quantidade é suficiente para pessoas com pulmões saudáveis e para muitas com doença pulmonar. Entretanto, algumas pessoas com doença pulmonar são incapazes de obter oxigênio suficiente através de uma respiração normal e precisam de oxigênio extra para manter as funções vitais normais.

Como eu sei se preciso de oxigênio?

O médico calculará se você precisa de oxigenoterapia testando a concentração de gases no seu corpo. Esse teste é chamado de gasometria arterial e envolve a coleta de uma amostra de sangue de uma artéria (geralmente no pulso). O médico pode também mensurar seu nível de oxigênio (saturação de oxigênio ou SatO2) com um pequeno dispositivo chamado oxímetro de pulso, que pode ser acoplado, sem dor, ao seu dedo ou lóbulo da orelha. Com esse dispositivo, seus níveis de oxigênio podem ser aferidos por longos períodos, como por exemplo, durante o sono ou exercício. A meta geral do tratamento é manter sua oxigenação em nível apropriado às necessidades do seu corpo, ou seja, SatO2  igual a 88% ou acima.

Por quantas horas por dia eu precisarei de oxigênio?

Em alguns casos, os pacientes só precisam usar o oxigênio extra quando estão em atividade ou enquanto dormem. Entretanto, em muitos casos, o oxigênio deve ser usado 24 horas por dia.

Quais são os tipos de sistemas de oxigênio?

O oxigênio pode ser ofertado em três tipos de sistemas: concentrador de oxigênio, sistema líquido ou oxigênio pressurizado em um cilindro de metal. A escolha certa depende de quanto e quando você precisa dele, e de suas atividades diárias. É preciso também levar em consideração onde você mora, custos e restrições de segurança.

O que são os concentradores de oxigênio?

Os concentradores utilizam o oxigênio já presente no ar e concentram no aparelho, removendo os outros gases. São alimentados por eletricidade ou bateria.

Há concentradores portáteis sendo possível sair e viajar levando o oxigênio, são
relativamente leves e podem ser conectados a uma tomada elétrica ou bateria não precisando ser recarregados como os cilindros.

Para saber mais detalhes sobre o tratamento de oxigenoterapia entre em contato com nossos Fisioterapeutas,  acione logo abaixo o nosso atendimento on line ou ainda através do nosso formulário de contato - Clique aqui